top of page

Madeira engenheirada é oportunidade para atender ao pilar ambiental do ESG

Desde que grandes gestores de capital decidiram colocar o ESG (Environmental, Social and Governance) no centro de suas decisões de investimento, transformações importantes têm ocorrido no mundo dos negócios. Essa sigla, tão falada no momento, refere-se a um conjunto de práticas de responsabilidade social, ambiental e governança. Como vemos, ESG vem se tornando condição para acessar investimentos, diminuir riscos nas operações e garantir perenidade às empresas.

Relatório da PwC mostra que 77% dos investidores institucionais pesquisados planejam interromper a compra de produtos não ESG em um intervalo de até dois anos. No Brasil esse movimento também é visível. Uma prova disso é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) criado pela Bolsa de Valores B3 para ranquear as ações de maior liquidez no ano anterior, considerando o padrão ESG.

Na Construção Civil, as mudanças trazidas pelo ESG criam um cenário propício para a adoção de sistemas construtivos que contribuam para a redução dos impactos ambientais dos edifícios, seja no período de obra, seja na fase de ocupação. Entre as tecnologias estruturais aderentes aos princípios ESG, a madeira engenheirada, sem dúvidas, é a que mais se destaca por motivos que você confere a seguir:

Edifícios Carbono “negativos”

Diferente de outros materiais estruturais, como o aço e o concreto, a madeira é renovável e capaz de capturar carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa. Para se ter uma ideia, um metro cúbico de madeira retira uma tonelada de gás carbônico da atmosfera. Para projetos concebidos com ênfase na sustentabilidade, essa característica é um ativo de grande valor.

Além dos ganhos relacionados à redução de emissões, a madeira engenheirada permite à arquitetura tirar proveito estético de uma matéria-prima natural, alinhada ao design biofílico. 

Há estudos em todo o mundo que confirmam a atração inata do ser humano por elementos que remetem à natureza. Um deles, o relatório Human Spaces sobre o impacto global do design biofílico no local de trabalho, mostrou que ambientes com elementos naturais geram níveis até 15% mais altos de bem-estar em seus ocupantes, além de mais produtividade e criatividade. Não sem motivo, a rede Walmart decidiu construir a sua nova sede no Arkansas, EUA, com madeira engenheirada. Google e Adidas também optaram por esse método construtivo em alguns de seus planos de expansão.

Outro motivo que aponta para a madeira engenheirada como a solução estrutural do futuro é o emprego de tecnologias avançadas para a produção das peças, como o BIM (Building Information Modeling) e máquinas CNC de alta precisão. Como resultado, temos um sistema construtivo com componentes que chegam ao canteiro prontos para montagem, gerando uma obra limpa, com menos ruídos, muito mais veloz e com uma taxa de desperdício próxima a zero. Um cenário muito distinto do canteiro de obras tradicional que tem desperdício de material em torno de 25%.

A Noah | Wood Building Design

A madeira engenheirada refere-se a produtos fabricados a partir de pinus ou eucalipto obtidos exclusivamente de florestas plantadas e que, após a extração, são submetidos a tratamentos e processos que agregam qualidade e homogeneidade. Entre eles, destacam-se a madeira laminada colada (MLC), utilizada em vigas e pilares, e a madeira laminada cruzada (CLT, do termo em inglês Cross Laminated Timber), destinada à confecção de lajes e paredes estruturais.

Somos uma construtech que aposta nesses produtos como substitutos de materiais estruturais que não são renováveis e que emitem muito CO₂.

Nosso objetivo é criar ambientes inovadores, que tenham uma interação positiva com o meio ambiente e que melhorem a qualidade de vida dos ocupantes através da conexão com a natureza. 

Por utilizar um sistema estrutural industrializado e de alta precisão, conseguimos transformar os canteiros em linhas de montagem com alta previsibilidade de custos e prazos e índices mínimos de perdas de materiais. Ou seja, investimos em sustentabilidade, inovação e eficiência, em plena sintonia com os princípios ESG. Entre em contato para conversarmos mais a respeito!

Kommentare


bottom of page