Entenda como a madeira engenheirada incorporada em ambientes de trabalho pode mudar a forma como os colaboradores lidam com o dia a dia.
Nos últimos anos, o design de ambientes de trabalho tem evoluído significativamente, não apenas com foco na funcionalidade e eficiência, mas também na promoção do bem-estar e da produtividade dos colaboradores. Um dos elementos em ascensão nesse contexto é a madeira engenheirada, que além de sua estética agradável, desperta o sentimento de biofilia, que consiste em integrar elementos naturais e padrões da natureza nos ambientes construídos, reconhecendo a afinidade inata que os seres humanos têm com a natureza. A presença desse material além de melhorar o ambiente físico, pode criar um espaço que inspire criatividade, conforto e bem-estar no ambiente de trabalho.
O que dizem os estudos?
De acordo com o relatório "Workplaces, Wellness and Wood" da Pollinate Australia (2018),
ambientes de trabalho que incorporam a madeira engenheirada experimentam um aumento significativo de 8% na produtividade e uma elevação de 13% na sensação de bem-estar entre os colaboradores. A pesquisa destaca que a madeira engenheirada não apenas melhora as condições físicas dos escritórios, como também promove um ambiente mais acolhedor e inspirador.
Estudos adicionais, como os realizados pela Universidade de Washington, indicam que materiais naturais e texturas orgânicas têm o potencial de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e promover uma resposta mais relaxada no corpo humano. Além disso, a presença de elementos naturais no ambiente de trabalho tem sido associada a taxas mais baixas de faltas e a uma maior satisfação no trabalho, conforme observado em pesquisas conduzidas pela Universidade de Exeter.
Esses resultados destacam os benefícios imediatos da madeira engenheirada em termos de produtividade e bem-estar dos funcionários e a sua capacidade de transformar a percepção dos espaços de trabalho tradicionalmente formais em ambientes que estimulam a criatividade e o engajamento. Ao incorporar elementos de design que valorizam a natureza, os donos das empresas investem no conforto, na saúde mental de seus colaboradores e eficiência operacional.
Cases do mercado:
KIRK - NIOA Brisbane Timber Tower
O Timber Tower é o primeiro edifício comercial australiano de vários andares com uma estrutura MET (Mass Engineered Timber) completa, utilizando CLT e GLT totalmente provenientes da Austrália. Construído pela empresa australiana Kirk, o projeto inclui 5 níveis de espaços para escritórios, uma sala de reunião de última geração e um pátio envidraçado para os funcionários, unindo todo o recinto.
A Timber Tower é o primeiro edifício alto na Austrália a utilizar CLT como estrutura vertical primária. A estrutura de 5 níveis foi erguida em menos de um mês, e o edifício foi concluído em sete meses.
A Timber Tower é praticamente neutra em carbono, com toda a estrutura de madeira engenheirada a partir de florestas de plantações comerciais australianas. A madeira sequestra carbono durante toda a vida útil da estrutura. Caso a estrutura precise ser removida, ela pode ser completamente desmontada e remontada, incluindo os sistemas de revestimento e envidraçamento.
HINES - T3 Minneapolis
O T3 é o primeiro grande edifício de escritórios de vários andares construído de madeira nos EUA em um século, sendo um marco significativo no uso de madeira maciça em empreendimentos comerciais pela Hines. Inspirado nos antigos edifícios de tijolos e madeira do Warehouse Historic District, o design do T3 não busca replicar, mas complementar essa estética clássica. Ele combina o charme histórico com todos os benefícios da construção moderna, atraindo inquilinos com seu apelo estético e funcional. Utilizando exclusivamente material estrutural renovável, o T3 incorpora vigas de madeira que remetem ao visual de um armazém antigo, enquanto oferece eficiência energética, acústica e iluminação.
Fruto de uma colaboração entre Hines, Michael Green Architecture de Vancouver e DLR Group de Minneapolis, o T3 é resultado de um esforço de pesquisa global de dois anos dedicado à moderna construção de madeira engenheirada.
Como a Noah aplica esse conceito em seus projetos?
A Noah acredita firmemente que introduzir o sentimento biofílico nos escritórios, através do uso de madeira engenheirada, pode revolucionar a forma como as pessoas encaram o dia a dia de trabalho, muitas vezes visto como exaustivo e desmotivador. Com essa visão, surge um novo projeto ambicioso: A construção de edifícios corporativos feitos de madeira engenheirada. Estes serão escritórios 'boutique', de alto padrão, estrategicamente localizados no renomado bairro de Pinheiros, em São Paulo. Aplicando o conceito biofílico no projeto, a empresa desenvolverá um espaço de trabalho com um grande diferencial ainda não visto na região.
Em suma, a tendência crescente de integrar elementos naturais, como a madeira engenheirada, no design de ambientes corporativos reflete um movimento significativo em direção ao bem-estar e à eficiência no local de trabalho. Ao priorizar o conforto e a conexão com a natureza, empresas como a Noah estão remodelando espaços corporativos para promover um ambiente propício à criatividade e ao engajamento. Este enfoque não só atende às demandas contemporâneas por melhores condições de trabalho, sinaliza também um futuro onde o design biofílico pode transformar positivamente a experiência dos funcionários no dia a dia corporativo.
Mariana Miranda
Marketing Noah
留言