top of page

O fogo não é uma ameaça: madeira engenheirada resiste a altas temperaturas

Inovação na construção civil por meio da madeira engenheirada

Quem trabalha com o setor da construção civil sabe que a madeira engenheirada tem se tornado um material fundamental para o mercado…E, ao contrário do que pode-se pensar comumente, a madeira engenheirada é sim resistente ao fogo!

Além disso, a madeira engenheirada conta com um excelente desempenho técnico-construtivo, estabilidade, velocidade e resistência.

Como a madeira engenheirada resiste a altas temperaturas

Com essa repentina visibilidade para o elemento construtivo, alguns podem se perguntar se esse tipo de madeira resiste às altas temperaturas e a resposta é simples: sim! Vários testes realizados forneceram dados valiosos para a alteração dos códigos e regulamentos de incêndio de edifícios altos de madeira que comprovam a eficiência do material nessas situações. Esses testes apontaram que a madeira engenheirada não apenas atende aos códigos prescritos de segurança e proteção contra incêndio, como também pode ultrapassá-los.

Mas como isso acontece? Basicamente, quando exposta ao fogo, a madeira engenheirada consegue criar uma camada de proteção natural, fazendo com que apenas a superfície seja carbonizada, assim, dificultando que o oxigênio se espalhe. Com isso, acontece um isolamento térmico que atrasa o início do aquecimento do núcleo da madeira, protegendo sua estrutura, o que mantém sua estabilidade.

Pela sua composição sólida, os blocos de madeira engenheirada inibem o ar e o fogo, o que diminui, a combustão e a propagação do fogo.

Além disso, seus elementos são projetados para que haja uma seção transversal que seja capaz de sustentar as cargas de projeto pelo tempo necessário da exposição ao fogo.

Dessa forma, a madeira consegue se manter às altas temperaturas e, ainda, oferecer benefícios ambientais e econômicos. Para aqueles que desejam utilizá-la, um conselho: independente do material utilizado, o fogo é um risco para todos os tipos de edifícios. Por isso, respeite as normativas vigentes! Isto garantirá que a edificação seja segura aos moradores.

Comments


bottom of page