top of page

Noah Tech na Globo.com: “Pau pra toda obra”: madeira reconquista espaço na construção ci



Uma série de novas tecnologias recoloca a madeira no papel de protagonista da indústria da construção




Se tudo correr como deve, o primeiro edifício de madeira a superar a marca dos 100 metros de altura será inaugurado dentro de mais quatro anos na cidade suíça de Winterthur, a cerca de meia hora da capital Zurique. Anunciado em abril, o projeto prevê a construção de quatro blocos que incluem uma torre residencial, espaços comerciais, moradias estudantis, restaurantes e um hotel. A obra tem tudo para ser um marco no movimento de redescoberta da madeira como material estrutural que vem ganhando musculatura conforme a indústria da construção começa a buscar alternativas de baixo carbono.



O grande desafio para que o setor melhore sua performance ambiental é reduzir sua dependência do concreto. Com exceção da água, este é o material mais consumido do planeta – com demanda estimava em 14 bilhões de m³ ao ano – e cuja produção responde por cerca de 8% dos gases de efeito estufa antropogênicos. Se fosse um país, o concreto seria o terceiro maior emissor do planeta, atrás apenas de Estados Unidos e China.


Trocar um metro cúbico de concreto pelo mesmo volume de madeira, portanto, significa deixar de emitir cerca de 500 quilos gás carbônico na atmosfera para fixar aproximadamente uma tonelada do poluente por algumas décadas.

Comments


bottom of page